segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Sex and the City" e a busca da identidade

O seriado “Sex and the City” sempre teve influência na indústria da moda e não foi diferente nas duas produções feitas para o cinema. A responsável por tornar Carrie Bradshaw (personagem principal do seriado) um ícone fashion foi a figurinista Patrícia Field que criou estilos para as personagens baseados na personalidade delas, observando e trabalhando em cima de traços marcantes, criando algo único.


As expectativas pelo figurino de “Sex and the City 2” eram altas, porque Carrie e suas amigas sempre exerceram influência em várias “shopaholics” e “fashion victims” do mundo. O figurino chegou ao valor de U$S17 milhões. O filme mostra que as personagens se tornaram bem sucedidas, mas continuam as típicas nova-iorquinas que continuam desejando os melhores sapatos, as melhores bolsas e tudo mais o que tiverem direito. Patrícia segue seu trabalho com figurinos pensados e inteligentes para as quatro personagens que têm personalidades com traços e estilos marcantes, como é demonstrado logo no início da trama, quando mostram as meninas na época em que se conheceram na década de 80.


No filme comparado ao seriado o estilo das personagens não muda, apenas a conta bancária. Nas temporadas da TV, Miranda é uma advogada séria, com estilo sóbrio, formal e por vezes até mesmo um pouco masculino, no decorrer da série ela descobre sua feminilidade e sensualidade e passa a usar mais vestidos e acessórios, característica que mantém no filme. Charlotte tem um estilo clássico e romântico, com um visual muito inspirado nas décadas de 50 e 60, no filme ela segue na mesma linha, mas com um “ar” de dona de casa. No seriado, Samantha tem um estilo ousado, sexy, elegante e sem preconceitos, usa muitos looks estilo anos 80, com cores vibrantes, brilho e decotes, no filme é notável que a idade está chegando, mas ela continua sendo o centro das atenções. E Carrie que é o ícone fashion do seriado com seu estilo versátil, ousado, charmoso e glamouroso, continua com suas roupas nem sempre convencionais, acessórios são marcantes, mas sempre estilosa.



Boa parte do filme acontece em uma viagem para os Emirados Árabes, as personagens aproveitam para vestir tudo o que não teriam coragem de usar em Nova York, mas é curioso perceber como Patrícia Field, que também desenvolveu o figurino das personagens do filme “O Diabo Veste Prada”, adaptou a excentricidade natural dos figurinos das personagens ao novo cenário.


Patrícia Field nos ensina lições de identidade visual. O trabalho em cima do figurino das personagens é uma análise da personalidade e de garimpo de figurinos que expressam de forma tão marcante cada uma das identidades que se revelam. Mesmo se as personagens se vestirem de preto, com um toque de Patrícia, quem assistia o seriado identifica a personalidade nas roupas de cada uma.

Patricia Field
Texto: Caroline Moura
Fotos: Divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário