Fotos: Monica Brum
Macrotendências são ideologias do comportamento humano, verdades reproduzidas muitas vezes com o objetivo de estabelecer uma indicação da melhor decisão no íntimo do nosso pensamento. Assim como auxiliam a prever reações, as macrotendências também criam costumes. O último debate realizado do projeto Design Mais no dia 8 de julho se propôs a debater as relações entre macrotendências, comportamento, consumo e as influências dos fenômenos de comportamento sociocultural na moda e no design.
Debateram sobre o assunto dois especialistas que desenvolvem trabalhos de pesquisa de macrotendências e associam às suas áreas de atuação, Eduardo Motta, sócio e consultor da Radar Consultoria e editor de moda do Usefashion e Susana Saúlquin, socióloga, autora de livros sobre moda e professora da Universidade de Buenos Aires
A pesquisa de tendência é um processo importante para a criação na moda e no design, ela oferece ao criador orientação e suporte para desenvolver produtos que deverão ser utilizados no decorrer dos anos. Eduardo Mota começa a palestra falando que essas previsões e estatísticas de tendências possuem um caráter autoritário e que previsões são só previsões, elas tem um limite e que nós temos que aprender a lidar com elas e apresentar seus dados com bastante cuidado.
Segundo ele as macrotendências devem incrementar processos criativos e as indústrias devem se adaptar a esse processo. Para Mota as macrotendências surgem dos grandes movimentos de cultura e que as tendências de moda adaptam a leitura feita desses movimentos para seus produtos. Na moda existe o paradoxo entre experiência individual e produção massiva em que “as pessoas se apropriam dos objetos e imprimem neles sua identidade”.
Para Susana Saúlquin acontecimentos históricos influem nas tendências de moda. Segundo ela nada é exato, mas as pesquisas ajudam a pensar e apontam caminhos para os designers e as macrotendências são importantes para a sobrevivência da sociedade.
Para Susana Saúlquin acontecimentos históricos influem nas tendências de moda. Segundo ela nada é exato, mas as pesquisas ajudam a pensar e apontam caminhos para os designers e as macrotendências são importantes para a sobrevivência da sociedade.
Durante o debate realizado com o público presente no final Paulo Mota disse que há processos de criação que dispensam essas informações, mas que para as grandes indústrias é importantes que essas pesquisas de macrotendências sejam feitas. Ele ressaltou as novelas tem penetração no imaginário popular e que é preciso capitalizar isso a favor, porque é um macro específico do Brasil.
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Pessoas que passaram pelo Design Mais no Shopping Moinhos
Queria ter ido, hummmpgf!
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