terça-feira, 29 de junho de 2010

Dia X Noite

Que tal comprar uma peça de roupa e conseguir adaptar ela em diversos momentos? Poder usá-la durante o dia para trabalhar de um jeito sofisticado, e a noite para uma balada, com um look bem sensual. Aqui no PF escolhemos três peças chave que iremos adaptar nessas duas situações.





A primeira é o colete boyfriend, uma peça com uma modelagem mais ampla e corte reto. O estilo boyfriend é uma super tendência, peças que parecem ter saído do armário do namorado misturadas com outras super femininas montam uma composição cheia de estilo.

Para ir trabalhar, o colete fica super elegante misturado com uma calça legging justinha e uma camisa branca com ombros marcados. Para deixar o look ainda mais divertido um lenço colorido.

Nos pés, um coturno feminino trazendo uma tendência do inverno, o rock e o estilo militar. O make leve com os olhos um pouco mais marcados.



Nossa segunda peça chave é a saia clochard uma tendência vinda direto dos anos 80. Ela é linda pois alonga a silhueta. As saias de cintura alta são sofisticadas e estão na moda. Essa, pode ser usada tanto de dia quanto a noite, basta tomar cuidado com o resto do visual.



Para trabalhar, ela deve ser aliada a peças básicas, como a regata preta e o terno mais curtinho com corte diferenciado. Ela fica charmosa tanto com sapato de salto, quanto um mais baixinho, tudo vai depender do seu humor. O make também não precisa ser carregado, com tons nude e gloss para marcar os lábios.

Por último, temos a calça saruel. Ela é forte e marcante, para usá-la é necessário pegar leve nas outras peças. No trabalho, fica ótima com uma básica branca e um terninho bem colorido.



Tente equilibrar o look, evitando peças compridas que cubram a calça ou fiquem largas demais. A calça saruel é extremamente confortável e também pode ficar bem elegante, como nesse caso usando um salto alto. A maquiagem é a mais natural possível, com tons suaves.



Mas eaí, pintou uma baladinha e você quer transformar o look elegante do trabalho em algo mais sensual? Arrisque.





Nosso colete boyfriend agora se mistura ao um short curtíssimo laranja e uma blusa preta com aplicações. O look fica cheio de brilho e alegria. Uma ankle boot com tachas no salto, lembrando que as tachas são uma tendência nesse inverno.

A saia clochard ganha um ar deslumbrante com um terninho todo trabalhado com pedras e um scarpin preto.

E a calça saruel pode ser usada com uma blusa mais decotada e um cinto marcando a cintura. Um scarpin no tom nude para não carregar demais o visual e uma carteira com tachas completam a composição.
Agora que vamos a balada, podemos abusar da maquiagem, com olhos marcantes, bastante blush para dar um tom de bronzeado na pele e gloss nos lábios.
Uma peça chave da moda é sempre chique e duradoura. Se ao escolhermos a roupa estamos nos comunicando de alguma maneira, escolha as tendências que melhor combinam com você e seu estilo. As cores escolhidas e os acessórios fazem toda a diferença e são capazes de modificar totalmente o visual.
Um look mais elegante e sofisticado pode pedir cores mais discretas, com detalhes coloridos. Já a noite permite algo mais sofisticado e moderno, com uma mistura de tons vivos, cores vibrantes, aplicações, etc.

“Cores, texturas, correntes, brilhos e aplicações de metal tiram qualquer look do sério” Revista Manequim









Lembre-se sempre de valorizar o que gosta em seu corpo, sem deixar de estar confortável e feliz.




Moda é isso. Expressar-se sem ter medo, arriscar, ousar, inventar, sem deixar de ser quem você é.



Texto: Monica Brum

Peças chave: colete boyfriend, saia clochard e calça saruel.
Roupas: Espaço Fashion/ Barra Shopping Sul
Sapatos: Mezzo Porto/ Barra Shopping Sul
Produção: Manoela Rysdyk e Monica Brum
Fotos: Manoela Rysdyk
Styling: Gisele Petrillo
Make: Simone Martins
Local: Imago Estudio de Fotografia

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Um mundo de algodão

Por Monica Brum, Priscila Vanzin e Rafaela Haygertt

O algodão cru, eleito como tecido exclusivo da coleção produzida por alunos do curso de Design de Moda, do Centro Universitário Metodista do IPA, ganhou diferentes tonalidades e looks, apresentados no desfile de modas, neste último domingo, na Associação Leopoldina Juvenil. O tema escolhido para a 8ª edição foi “Designer & Moulage – das formas nascem as roupas".

Considerado um tecido ecologicamente correto, o algodão, apareceu em peças masculinas, femininas e infantis com recortes, cores e diferentes propostas, para mostrar o potencial da matéria prima utilizada por quem cria, produz e divulga uma forma de vestir amigável com a natureza. O conceito determinado pelo curso para a coleção enfatizou a importância de três pilares da criação: formas, texturas e cores, e trouxe o desafio de utilizar como material apenas algodão e explorando as diferentes técnicas de tingimento.

Cada um dos grupos, divididos por semestre, trabalhou seu conceito a partir de um determinado público alvo, usando um estilista como fonte de inspiração. E, na sequência, as peças foram estruturadas nos manequins, através do processo de moulage. Somente após essas etapas é que foram desenhados os croquis. A professora de artes, Mariana Silva aprovou a proposta de apresentar as diferentes formas de utilizar um mesmo tecido. “Achei o desfile ótimo. Gostei de ver a criação de todos os semestres”, comenta a professora.

Os públicos-alvo foram, em grande parte, escolhidos a partir de conceitos criados pelo Future Lab Concept, um bureau de tendências, situado em Milão, que pesquisa comportamento de consumo e prospecta tendências futuras. Entre os grupos apresentados estavam expo teens, linker people, posh tweens, trendseeters deluxe man, singular woman, sense girls e bossa nova. Cada semestre também tinha um degrade de cores para o desenvolvimento das peças. Como estilistas, os nomes que serviram de inspiração foram Madeleine Vionnet, Balenciaga, Maniash Arora, Yoji Yamamoto, Walter Rodrigues, Viviane Westwood, Viktor e Holf e Martin Magiela.

Antes do desfile, foram apresentados alguns editoriais de moda produzidos por alunos dos cursos de Design de Moda e Publicidade e Propaganda do IPA. Cada ensaio foi inspirado em uma das décadas do século XX e tiveram como suporte o figurino dos filmes Chicago, Dama Negra, Grease, Hair e Flashdance. "É incrível o que os alunos conseguiram criar utilizando esse material”, afirmou o coordenador do curso, Carlos Ramiro Padilha, entusiasmado com os trabalhos dos alunos produzidos a partir do algodão cru.

A primeira turma de formandos do curso de moda encerrou o desfile ao apresentar suas coleções. Fabiana Medeiros, Melania Pol e Silvia Medeiros tiveram a liberdade para escolher seus temas. Cada qual trouxe à passarela cinco looks.


***
Parabéns as alunas do curso, o desfile estava bonito e criativo.
Monica Brum
O 1º semestre trabalhou com o Amarelo até amerelo alaranjado e teve como inspiração Madeleine Vionnet.
Seu público-alvo era Expo Teens, faixa etária 18 a 20 anos.







O 3º semestre trabalhou com as cores Laranja até vermelho alaranjado, e teve como inspiração Balenciaga.
Público-alvo: Linker People, mulheres de 20 a 35 anos.






O 4º semestre do turno da noite teve como estilista inspiração Yoji Yamamoto, e ficou com as cores Vermelho até vermelho violeta.
Seu público-alvo era Posh Tweens, faixa etária: 8 a 12 anos.




O 5º semestre trabalhou com o público-alvo: DeLuxe Men, de 45 a 60 anos.
O EstilistA inspiração era Walter Rodrigues, e as cores iam do violeta até azul violeta.





O 6º semestre trabalhou com o público-alvo: Singular Women, 35 a 50 anos.
Como inspiração tiveram a estilista: Viviane Westwood
Cor: Azul até azul esverdeado.






O 7º semestre turno da manhã teve como inspiração Viktor e Rolf. No tecido de algodão puderam usar as seguintes cores Verde até amarelo esverdeado.
Seu público-alvo: Sense Girls, de 25 a 40 anos.





O 7º semestre noite, trabalhou com as cores preto, passando pelos cinzas até chegar no branco,
seu público-alvo: Bossa Nova ( Brasil) de 50 e 65 anos.
Estilista inspiração Martin Margiela.






As formandas do curso trouxeram 5 looks cada. Confere aí alguns....
Fabiana Medeiros trabalhou com as formas de Courrèges e investiu em modelos plus size.

Melania Pol se inspirou em Napoleão e Michael Jackson

Silvia Medeiros apostou no conceito da sustentabilidade e dispensou aviamentos....
Fotos: Monica Brum