quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Exposição Animal em Paris - Parte I



A exposição Animal que está em cartaz no Musé Les Arts Decoratifs, em Paris, compara estilos e épocas da perspectiva do animal. Mobiliário, utensílios de mesa, moda, têxteis, brinquedos, posters, jóias revelam as múltiplas formas em que o homem ve os animais. Sete temas são discutidos: o animal como um sujeito, jogo, forma, decoração, mas também o animal como um espelho do homem, os animais como heróis e como uma criatura monstruosa.

Domésticos ou selvagens, o animal é, desde o início, um homem inspirador. Nas paredes das cavernas pré-históricas de mais desconcertante contemporânea, sua representação é onipresente. Temido, respeitado, usado, destruído, querido, divino, a sombra animal do homem, englobando todas as nuances do bem e do mal.
O animal em forma

O corpo do animal provou uma fonte inesgotável de adaptações para objetos do cotidiano. Móveis, utensílios de mesa em explorar as possibilidades. Alguns artistas usam emprestado o corpo inteiro do animal, como a cobra que é perfeitamente adaptado para as alças sinuosas, alças ou bicos. Outros usam seus pés como os de móveis ou sapatos.











O ornamento animais
Se a pele para os primeiros homens constituíram um material que os protegia do frio, ela simbolizava riqueza e poder rapidamente. Quando uma mulher veste um casaco de leopardo ou de pele de ursos polares, ele literalmente se encaixa na pele do animal, involuntariamente ou não está exibindo uma forma de bestialidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário